domingo, 28 de agosto de 2011

CIENTISTAS ACREDITAM TER DESCOBERTO A VERDADEIRA FACE DE JESUS


A fisionomia do homem que dividiu a História em antes e depois dele é um dos assuntos mais polêmicos da ciência e da religião. Todos querem saber como era o rosto de Jesus. O fato é que a única coisa que se pode afirmar é que o filho de Maria não era um loiro de lindos olhos azuis e cabelos lisos. Por ter nascido na cidade de Belém, na Palestina, Jesus, muito provavelmente, era moreno, de feições rudes e cabelos escuros, como os muçulmanos que aparecem na TV. As chances de Cristo ter usado barba e cabelo comprido também são grandes, já que isso faz parte dos costumes dos homens palestinos - até hoje. Mas nada disso é novidade. O que há de novo sobre o assunto é que o designer americano Ray Downing usou o Santo Sudário para, a partir do célebre tecido, recriar em 3D o rosto ali impresso.
Com isso, Downing tem alardeado aos quatro cantos ter feito surgir a face real de Cristo. E em terceira dimensão. Religiosos e fiéis do mundo inteiro estão empolgados com a descoberta. O problema é que ela é baseada num argumento que a ciência já derrubou: o de que o rosto impresso no Sudário pertencia ao Filho de Deus. Em 1988, o tecido foi submetido ao teste de Carbono 14, considerado pela Comunidade Científica Internacional o mais confiável e preciso exame de datação do mundo. E o teste constatou que o Sudário foi confeccionado entre 1260 e 1390, ou seja, mais de 12 séculos após o nascimento de Jesus. Mas Ray Downing despreza a ciência e usou o tecido em seu trabalho de reconstrução do rosto ali impresso para dizer que fez surgir a face de Cristo.
Passo a passo
É esse o tema do programa "A Verdadeira Face de Jesus", que o canal por assinatura History Channel vai exibir na quinta-feira, às 21h, e que mostrará todo o processo realizado pela equipe de Downing. Segundo o artista gráfico, sua equipe conseguiu revelar características novas e surpreendentes sobre o que ele acredita ser o rosto de Jesus. "O sudário é o registro da crucificação. É uma recordação da Paixão de Cristo. Na mortalha, é possível ver marcas de sangue, as feridas nas costas e até a perfuração na mão quando ele foi pregado na cruz", diz Downing, que não é católico praticante, mas diz acreditar em Deus. E sabe muito bem da repercussão que um assunto como esse pode gerar num mundo com mais de 2 bilhões de cristãos.
Ele conhece o resultado do exame de Carbono 14, mas preferiu desconsiderar o teste. "Para recriar o rosto de Jesus, utilizamos uma tecnologia de computação gráfica recente, que não existia há dez anos", disse Downing. Para ele, o mais complicado foi juntar as partes do pano e a retirada de manchas, como as marcas de queimaduras, água e rasgos. Outro detalhe importante: o designer não teve acesso ao Sudário. Ele fez tudo a partir de cópias de fotografias tiradas do manto em 1931 e 1978. Caso Downing ou qualquer outra pessoa queira ver o Sudário de perto (sem poder tocá-lo), o manto está exposto desde o último dia 10, na catedral de São João Batista de Turim, na Itália, onde ficará até 23 de maio. A última exposição pública da peça ocorreu há dez anos. O Vaticano estima que mais de 2 milhões de pessoas de todas as partes do planeta visitem Turim para ver o Sudário. Mas muito mais gente ao redor do mundo deve assistir ao programa do History Channel, contando como Downing fez surgir uma imagem em 3D a partir de uma peça que a ciência já comprovou ser um pedaço de pano sem qualquer ligação real com Jesus.

SUPOSTA FACE DE JESUS

9 comentários:

  1. Agora tirem suas duvidas, mandem as perguntas que terei o maior prazer em responder.

    ResponderExcluir
  2. bem que jesus disse vira muitos em meu nome mais so o pai do seu sabe quem e!!

    ResponderExcluir
  3. Não acredito na ciência e só quem viveu no tempo de Jesus sabe o rosto dele .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM VC AMIGO, MAIS TA AI NÉ O SER HUMANO BRINCANDO DE SER DEUS, A CIÊNCIA É ALGO MARAVILHOSO MAIS AO MESMO TEMPO É ALGO MUITO PERIGOSO NA VIDA ESPIRITUAL

      Excluir
  4. Não consegui ler o texto, a preto sobre fundo preto... Será por ser ateu?

    ResponderExcluir
  5. Não acredita na ciência? o que vc ta fazendo usando um computador? e aposto que vc tb nunca tomou nenhum remédio né

    ResponderExcluir
  6. essa hipótese é no caso de Jesus ser palestino, só que os palestinos são muçulmanos e árabes, diferente de Jesus que era Judeu. Os palestinos da Atualidade só chegaram na terra de Israel em 636 da Nossa Era depois de Cristo, quase 600 anos de diferença de Cristo para a ocupação palestina. Os Judeus que moravam na terra de Israel na época de Jesus foram desterrados pelos romanos no ano 70 da nossa era. Portanto se este ai parecece com um judeu, seria acreditável. Mas com um muçulmano, é de probabilidade nula, pq os Árabes só chegaram em Israel, repetindo, 600 anos após a morte de Jesus.

    ResponderExcluir